sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Robô Opportunity encontra rochas com forma de barbatanas

Rochas com forma de barbatana, de 30 centímetros de altura, sobressaem no mosaico, em cor próxima da natural, da câmera panorâmica (Pancam) do robô Mars Exploration Opportunity, da NASA, em Marte. As imagens foram captadas em 23 de Agosto de 2012 e abrangem uma área de 9 metros de extensão - Crédito: NASA/JPL-Caltech/Cornell Univ/Arizona State Univ

Com menos capacidades científicas que a "star" Curiosity, o pequeno, e já com algumas dificuldades, robô Opportunity continua activo na superfície de Marte.
Actualmente, no oitavo ano de funcionamento, Opportunity está a pesquisar um afloramento de rocha estratificada na área da cratera Endeavour (22 Km de largura), a cerca de 8400 Km do local onde pousou o Curiosity, há um mês atrás.
O robô procura minerais de argila, cuja possível existência foi detectada a partir de órbita e que poderiam fornecer novas informações sobre um ambiente com água no passado.
Até ao momento, o muito empoeirado robô da NASA já percorreu uma distância total de 35 quilómetros na superfície do planeta vermelho.
A mesma imagem, em cor falsa, para salientar melhor as diferenças entre os vários materiais:

Sem comentários: