segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Istambul brilha à noite, vista do espaço

Cidade de Istambul vista do espaço, numa imagem captada por um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional, em 9 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA/ISS

As duas partes da cidade de Istambul, onde o Ocidente encontra o Oriente, brilham nesta visão nocturna captada por um astronauta a partir da Estação Espacial Internacional, em 9 de Agosto de 2012.
A maioria da parte Asiática da cidade (à direita) aparece na imagem, mas apenas cerca de metade da área da cidade, no lado europeu (à esquerda), é visível. O estreito de Bósforo separa as duas metades e liga o pequeno Mar de Mármara (e o Mar Mediterrâneo) ao Mar Negro.
Com cerca de 31 quilómetros (19 milhas) de comprimento, a maioria dos quais visível nesta imagem, o Bósforo é um canal muito movimentado, percorrido por grandes navios entre o Mar Negro e o Mediterrâneo e atravessado por ferries entre as duas metades da cidade.
Distinguem-se muito bem as linhas brilhantes das principais artérias de tráfego da área metropolitana. A cidade velha de Istambul ocupa a zona proeminente na entrada sul do estreito. Na imagem, também são visíveis a Primeira e a Segunda Ponte do Bósforo que abrangem o estreito.
Para além do Mar de Mármara e do Mar Negro, as outras áreas escuras são colinas arborizadas desta cidade densamente povoada, uma das maiores da Europa com 13,5 milhões de habitantes.
Fonte: NASA/Earth Observatory

Sem comentários: