domingo, 23 de setembro de 2012

Actividade solar, nos últimos cinco anos e meio, em vídeo


O vídeo mostra cinco anos e meio de observações em raios X (XRT) do disco solar.
Como ilustração do ciclo solar, o vídeo começa cerca de um ano antes da primeira inversão de polaridade das manchas solares que aconteceu no ciclo actual, em 8 de Janeiro de 2008.(http://goo.gl/GF3FR).
O ciclo solar é uma variação periódica na actividade do Sol, causada por um aumento gradual de complexidade e eventual inversão do seu campo magnético. O interior do Sol é como um dínamo que produz um campo magnético, que depois é incorporado no seu plasma. Como as regiões equatoriais do Sol giram mais depressa do que os pólos, o campo lentamente deforma até que arcos de linhas de campo magnético surgem e projectam-se na superfície da nossa estrela.
Estes arcos salientes mudam radicalmente a estrutura da coroa solar, dando origem a eventos energéticos como erupções solares (http://www.youtube.com/watch?v=FciD033Eaiw) e ejecções de massa solar (CMEs) (http://www.youtube.com/watch?v=BXTRu25ScTI) a partir de regiões activas.
O vídeo mostra o surgimento desses eventos - que vão aumentando com o tempo - e termina, nos dias actuais, menos de um ano antes do máximo de actividade solar, previsto entre o início e meados de 2013, depois do qual a polaridade (pólos positivos e negativos) do campo magnético solar terá invertido de novo e o número de regiões activas da coroa começa a diminuir também.

Sem comentários: