terça-feira, 11 de setembro de 2012

Lembrando o 11 de Setembro de 2001

A área de Manhattan vista a partir da Estação Espacial Internacional, na manhã de 11 de Setembro de 2001, depois dos ataques terroristas ao World Trade Center - Crédito: NASA/ISS

É visivel do espaço a nuvem de fumo que se eleva da área de Manhattan, depois do choque dos aviões nas torres do World Trade Center. A imagem foi tirada, na manhã de 11 de Setembro de 2001, por um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional.
"É horrível ver fumo a sair de feridas no seu próprio país a partir de um ponto de vista tão fantástico. A dicotomia de estar numa nave espacial dedicada a melhorar a vida na terra e ver a vida ser destruída desta maneira intencional, afecta qualquer um, não importa quem", disse Frank Culbertson, comandante da Expedição 3 da estação orbital no momento dos trágicos acontecimentos.
Os acontecimentos deste dia não são recordados apenas na Terra. Actualmente, Marte tem dois memoriais do 11 de Setembro no robô Spirit, já desactivado, e no robô Opportunity, que ainda continua em funcionamento na superfície marciana. Cada um dos robôs transporta um pequeno pedaço de metal retirado dos escombros das torres, e cujas imagens foram divulgadas em 2011. 
Fonte: NASA

Sem comentários: