segunda-feira, 3 de setembro de 2012

The Big Art Mob, guia online de arte de rua em todo o mundo


Já pode ser consultado o site The Big Art Mob, um guia público online da arte de rua ou arte urbana em todo o mundo. É um mapa interactivo com a localização das obras, que podem ser acrescentadas pelos autores ou até pelos utilizadores.
Segundo a apresentação do The Big Art Mob, ou BAM, o site foi criado para documentar todo o tipo de arte pública que possa ser encontrada, permitindo que toda a gente a possa descobrir. Para isso, conta com a ajuda de todos.
Os utilizadores podem enviar uma imagem ou vídeo de um stencil, um graffiti ou uma escultura que consideram útil neste guia online, com uma descrição e a localização neste site.
The Big Art Mob não se limita a identificar a arte pública, mas também permite mapeá-la. O site foi lançado em 31 de Agosto, com a colaboração do Google StreetView, possibilitando a observação dos trabalhos no seu contexto.
Para Alfie Dennen, responsável pelo site, a arte pública refere-se a todo o tipo de obras acessíveis ao público como "uma peça de um museu que está exposta num espaço público, uma escultura, por exemplo. Ou uma parede com um graffiti". Para este responsável, The Big Art Mob é o outro lado do Google Art Project, que permite ver obras de museus e instituições parceiras e ainda percorrer as galerias de algumas delas.
A base de dados já conta com cerca de 12 mil registos, a maioria localizados no Reino Unido. De momento, Portugal ainda não tem muitas obras registadas.
Fonte: Público.pt

Sem comentários: