quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Uma esfera cósmica quase perfeita

A espectacular nebulosa planetária esférica Abell 39, captada a partir de Mount Lemmon SkyCenter, usando um telescópio Schulman 0.8m. A imagem mostra, ainda, algumas galáxias de fundo e outras através da própria nebulosa que é translúcida - Crédito: Adam Block / Mount Lemmon SkyCenter / Universidade do Arizona (via wikipédia)

Abell 39 é uma nebulosa planetária, na constelação de Hércules. Destaca-se por ter uma forma esférica quase perfeita e ser uma das maiores esferas cósmicas da nossa galáxia, com cerca de 2,5 anos-luz de raio.
A bonita nebulosa deve o seu nome a George Ogden Abell, que a descobriu em 1966, ocupando o lugar 39 no catálogo de grandes nebulosas descobertas pelo astrónomo. Está localizada a cerca de 6800 anos-luz da Terra e 4600 anos-luz acima do plano galáctico.
Estudos de Abell 39 revelam que ela contém apenas metade de oxigénio do nosso Sol. A estrela central, de magnitude 15,7, está a evoluir para uma anã branca quente. Tem uma temperatura de 150 000 K e uma massa aproximada de 0,6 massas solares.
Apesar da forma esférica desta nebulosa, o seu brilho não parece uniforme. O seu lado oriental é mais luminoso que o ocidental. Além disso, apresenta irregularidades no brilho da concha que a envolve.
Ver mais em http://skycenter.arizona.edu/gallery/nebulae/Abell39

Sem comentários: