terça-feira, 18 de setembro de 2012

Alerta de tempestade tropical para Flores e Corvo, nos Açores

Tempestade tropical Nadine, observada no Oceano Atlântico, perto dos Açores que deverá afectar. Imagem captada pelo satélite GOES-13, em 18 de Setembro de 2012. À direita ainda pode ver-se a costa africana - Crédito: NASA/NOAA GOES Project

A tempestade tropical Nadine está a aproximar-se dos Açores e as atenções concentram-se no grupo noroeste do arquipélago português. Esta terça-feira (18 de Setembro de 2012), está em vigor um alerta de tempestade tropical para as ilhas das Flores e do Corvo, no noroeste dos Açores. Um alerta de tempestade tropical significa que são possíveis condições de tempestade tropical na área, geralmente dentro de 48 horas.
Os Açores são compostos por nove ilhas vulcânicas localizadas a cerca de 930 milhas (1.500 km) a oeste de Lisboa, Portugal, no Oceano Atlântico Norte.
Hoje, Nadine apresentava ventos máximos de 95 kph, quando no dia anterior eram de 100 Kph e localizava-se a cerca de 665 km ao sudoeste dos Açores. A tempestade diminuiu a sua velocidade de movimentação, deslocando-se para o nordeste a cerca de 13 kph, provocando ondulação no Atlântico.
Enquanto os Açores esperam pela tempestade tropical, as ilhas devem ser afectadas por ondas e correntes oceânicas perigosas provocadas pela tempestade, possivelmente já a partir de hoje.
Aviso meteorológico (ilhas açoreanas)
Fonte: NASA

Sem comentários: