sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tempestade Nadine, vagueando no Oceano Atlântico, torna-se furacão pela segunda vez

Imagem da tempestade Nadine, obtida pelo satélite TRMM, da NASA, mostrando chuvas leves na parte central de circulação (em azul), em 27 de Setembro de 2012. A linha branca assinala os locais por onde a tempestade passou e os locais previstos para os dias próximos - Crédito: NASA / SSAI, Hal Pierce

A tempestade Nadine, a última que se formou no Oceano Atlântico ainda continua activa e a vaguear no oceano. Formada há 17 dias, a tempestade tropical voltou a ser furacão novamente, pela segunda vez, nesta sexta-feira (28 de Setembro).
Actualmente, a tempestade apresenta ventos da ordem dos 120 kph, um pouco acima do valor limite de um furacão de Categoria 1. A tempestade também apresenta um olho central observado através de imagens de satélite e que é característico de um furacão.
Nestes últimos dias, Nadine tem andado a vaguear sobre o oceano, à volta de uma determinada área. Agora, está localizada a cerca de 1175 Km a sudoeste das ilhas dos Açores, movendo-se em direcção ao noroeste, mas espera-se que vire para o norte-noroeste no próximo dia, na sua trajectória errática.
Nadine tornou-se uma tempestade com direito a nome, em 11 de Setembro, o que significa que passou a ser tempestade tropical (as tempestades no Oceano Atlântico recebem um nome quando alcançam a força de tempestade tropical).
Em 14 de setembro, Nadine tornou-se um furacão pela primeira vez (o oitavo furacão da temporada do Atlântico 2012). Em 21 de setembro, a tempestade diminuiu bastante a sua força ao passar sobre as águas frias do oceano, parecendo que ia deixar de ser uma tempestade tropical.
No entanto, a 23 de Setembro, voltou a ganhar a força de tempestade tropical de pleno direito. Agora Nadine volta a ter a força de um furacão, e assim deverá continuar até ao fim-de-semana, enfraquecendo depois. No início da outra semana voltará a ser tempestade tropical.
Apesar destes 17 dias de vida activa, Nadine ainda está longe de quebrar o recorde da tempestade tropical mais longa. De acordo com a NOAA, no Oceano Atlântico, o furacão Ginger durou 28 dias em 1971. Mas é o Oceano Pacífico que tem o recorde com o furacão/tufão John, que durou mais de 31 dias, durante Agosto e Setembro de 1994.
Nadine, no entanto, está no top 50 dos ciclones tropicais de maior duração sobre qualquer oceano.
Fonte: NASA

Sem comentários: