terça-feira, 11 de setembro de 2012

Alfabeto galáctico - galáxias com formas da A a Z

Voluntários do projecto Galaxy Zoo descobriram galáxias com formas das letras do alfabeto - Crédito: Galaxy Zoo 

Voluntários que participam do projecto online Galaxy Zoo mostraram que o universo é uma verdadeira sopa de letras, tem galáxias com formas de todas as letras do alfabeto de A a Z.
Desde 2007, o projecto Galaxy Zoo convida as pessoas em todo o mundo para classificar galáxias pela sua forma. Até agora, mais de 250.000 pessoas já classificaram cerca de 1 milhão de imagens, o que é considerado uma ajuda preciosa aos cientistas e um grande contributo para o conhecimento sobre a formação e evolução de galáxias.
No entanto, a actividade trouxe resultados inesperados e invulgares. Os voluntários descobriram galáxias com a forma de cada uma das letras do alfabeto. É um exemplo do fenómeno chamado pareidolia, em que o cérebro humano reconhece formas conhecidas em imagens aleatórias.
Segundo os cientistas, algumas dessas formas resultam de colisões entre galáxias.
Os responsáveis do site esperam a participação do público no novo projecto Galaxy Zoo,  agora enriquecido com mais 250 mil novas imagens de galáxias do universo profundo, do Telescópio Espacial Hubble, e galáxias do universo local, do telescópio terrestre Sloan Digital Sky Survey.
Entretanto, já se pode utilizar o alfabeto galáctico e escrever mensagens bem luminosas, no endereço http://www.mygalaxies.co.uk, um site criado por Steven Bamford, da Universidade de Nottingham, um dos membros do Galaxy Zoo.
Fonte: Space.com

Sem comentários: