segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Colisão deliberada de nave espacial na superfície da Lua

A nave europeia SMART-1 terminou a sua vida útil no Lago da Excelência, na superfície da Lua, a 34ºS/46ºW, pelas 5:42:22 GMT, em 3 de Setembro de 2006. O local do impacto aproximado está indicado na imagem pelo círculo vermelho - Crédito: ESA/Space-X (Space Exploration Institute)

Há seis anos, a nave espacial SMART-1, da ESA, despenhou-se na superfície da Lua. Lançada em 2003, a SMART-1 foi a primeira nave espacial europeia a viajar até ao nosso satélite e a orbitá-lo.
A missão testou novas técnicas de comunicação e de navegação. Além disso, utilizando os seus instrumentos científicos miniaturizados, completou um inventário de elementos químicos chave na superfície lunar, mapeou crateras de impacto, estudou os processos vulcânicos e tectónicos que moldaram a Lua, e investigou locais para uma futura exploração.
A missão foi terminada em 3 de Setembro de 2006, numa colisão deliberada da nave com a superfície da Lua, num local que fica dentro de uma região conhecida como Lago da Excelência, localizado em latitudes sul médias, no lado visível da Lua.
O clarão e a nuvem de poeira resultantes do impacto foram vistos por observatórios de todo o mundo. Estima-se que SMART-1 deixou uma cratera com 3-10 metros de largura e talvez um metro de profundidade. Utilizando novos dados de alta resolução, os cientistas esperam localizar a cratera de impacto.
A imagem do local de impacto, divulgada pela ESA, faz parte de um grande mosaico captado pela própria nave SMART-1, durante as suas órbitas finais à volta do nosso satélite. Mostra diferentes características geológicas, como planícies vulcânicas, montes e crateras de impacto de tamanho variável.
Fonte: ESA

Sem comentários: