terça-feira, 11 de setembro de 2012

Asteróide Vesta na despedida da sonda Dawn

Mosaico completo de Dawn que sintetiza algumas das melhores vistas da sonda sobre o asteróide gigante Vesta. A montanha elevada no pólo sul - mais de duas vezes a altura do Monte Everest - é visível na parte inferior da imagem. O conjunto de três crateras conhecidas como o "boneco-de-neve" pode ser visto na parte superior esquerda. - Crédito: NASA / JPL-Caltech / UCAL / MPS / DLR / IDA

A missão Dawn, da NASA, apresentou dois mosaicos como despedida de Vesta, utilizando algumas das últimas imagens da sonda enquanto se afastava do gigante asteróide.
O primeiro é um mosaico em preto e branco, mostrando o asteróide completo, criado com as melhores imagens da sonda Dawn, enquanto estudou Vesta desde Julho de 2011 a Setembro de 2012.
O segundo conjunto de imagens é um mapa de relevo, com código de cores, do hemisfério norte de Vesta, a partir do pólo ao equador. Ele incorpora imagens captadas por Dawn nas altas latitudes do norte, e que eram escuras quando a sonda chegou, em Julho de 2011.
A imagem mostra a topografia dos hemisférios norte e sul do asteróide gigante Vesta, atualizados com imagens obtidas durante a partida de Dawn. As cores representam a distância em relação ao centro de Vesta, com baixos em violeta e altos em vermelho. O hemisfério norte está à esquerda e o sul à direita. As três crateras que formam o "boneco-de-neve" de Vesta podem ver-se no hemisfério norte - Crédito: NASA / JPL-Caltech / UCAL / MPS / DLR / IDA / PSI

Estas serão as últimas imagens da série Imagem do Dia da sonda Dawn, enquanto se dirige para o novo destino, o planeta anão Ceres. Um conjunto completo de dados da sonda Dawn será arquivado em http://pds.nasa.gov/.
Dawn deixou Vesta em 5 de Setembro de 2012 (EDT) e dirige-se para Ceres usando o seu sistema de propulsão iônica. Espera-se que atinja Ceres no início de 2015.
Fonte: NASA

Sem comentários: