segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Três astronautas da ISS chegaram à Terra, em segurança, na nave Soyuz TMA-04M

A cápsula Soyuz TMA-04M aterrou no Cazaquistão, em 17 de Setembro, trazendo três astronautas de regresso à Terra, depois de alguns meses passados na Estação Espacial Internacional. Actualmente, apenas as naves russas Soyuz asseguram o transporte de astronautas de e para a ISS - Crédito: NASA/Carla Cioffi

O módulo de descida da nave espacial Soyuz TMA-04M aterrou, em segurança, transportando os astronautas da Expedição 32 comandante russo Gennady Padalka, o engenheiro de voo da NASA Joe Acaba e o engenheiro de voo russo Sergie Revin, que regressaram da Estação Espacial Internacional (ISS). A cápsula pousou, nesta segunda-feira (17 de Setembro), pelas 3:53 h (hora de Lisboa), a cerca de 80 Km a noroeste de Arkalyk, uma cidade situada no centro do Cazaquistão.
Os astronautas estiveram cinco meses na estação orbital, onde ficaram ainda a astronauta americana Sunita Williams, o astronauta japonês Akihiko Hoshide e o russo Yuri Malenchenko. A americana Sunita é a nova comandante da ISS, que deverá regressar à Terra por volta de 12 de Novembro próximo.
Desde que os vaivéns espaciais foram colocados fora de serviço, as naves russas Soyuz são os ínicos veículos utilizados na substituição dos tripulantes da ISS, o projecto de laboratório espacial onde participam, para além da Rússia e Estados Unidos, Japão, Canadá e doze países membros da União Europeia (UE).

Sem comentários: