sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Astronautas usaram uma escova de dentes para ajudar a resolver o problema eléctrico da ISS

Entre as ferramentas de limpeza usadas pelos astronautas para solucionar o problema eléctrico da ISS, estava uma escova de dentes - Crédito: NASA TV

Por vezes, usar a imaginação e improvisar uma solução pode ser uma maneira de resolver um problema. No espaço até pode salvar vidas, como na Apollo 13.
Desta vez, foi apenas uma avaria eléctrica que os astronautas da Estação Espacial Internacional conseguiram arranjar com a ajuda de uma escova de dentes.
A astronauta americana Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide conseguiram resolver o problema eléctrico da estação orbital, durante duas saídas no espaço (EVA) a cerca de 400 Km acima da superfície da Terra. No total, demoraram à volta de 15 horas para fixarem um comutador de energia eléctrica, Main Bus Switching Unit (MBSU), que substituiu uma unidade avariada, e colocarem uma câmara no braço robótico Canadarm2.
Entre as ferramentas utilizadas estava uma construída com uma escova de dentes, improvisada a bordo para retirar umas pequenas aparas de metal que afectavam um dos parafusos.
Com esta operação, Sunita Williams, de 46 anos, torna-se a mulher que trabalhou mais tempo fora da estação orbital, ao todo, 44 horas e 2 minutos flutuando no espaço. O anterior recorde pertencia à astronauta Peggy Whitson, com 39 horas e 46 minutos, em 2009.
Fonte: NASA

Sem comentários: