quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Mamíferos de várias partes do mundo invadiram a Europa

Cria de javali (Sus scrofa). O javali é um mamífero invasor da Europa, segundo o novo estudo. Foi introduzido na Sicília, no período neolítico, por volta de 9000 a 8000 aC - Crédito: Sander van der Wel/wikipédia

Mamíferos de outras partes do mundo invadiram a Europa mais do que se pensava. Um novo estudo descobriu que 71 espécies de mamíferos invadiram a Europa desde o período neolítico, onde se incluem visons, javalis, mapaches, musaranhos e castores, enquanto outras 30 espécies do continente invadiram outro local europeu, onde se adaptaram com sucesso.
Segundo o relatório publicado na revista Integrative Zoology, pelo menos 58 dessas espécies introduzidas prejudicam directamente ou a saúde humana ou o ambiente.
A pesquisa segue trabalhos anteriores que analisaram as espécies de mamíferos que invadiram a Europa desde 1500 dC e incide mais particularmente naquelas que agora ameaçam a biodiversidade nativa.
Os pesquisadores descobriram que os mamíferos foram introduzidos na Europa pelo menos em 740 ocasiões, tendo conseguido reconstruir a data de introdução em 635.
O javali, por exemplo, foi introduzido na Sicília, no período neolítico, por volta de 9000 a 8000 aC. Só mais recentemente, em 2009, os esquilos vermelhos americanos entraram na Dinamarca, provavelmente a partir de alguma quinta de criação para comércio de peles. Em 2010, o Castor canadensis foi introduzido na Bélgica e Luxemburgo, enquanto os mapaches chegaram à Suécia. Esta espécie também entrou ilegalmente na Irlanda, em 2011.

Os mapaches foram introduzidos na Suécia, em 2010, e na Irlanda, em 2011 - Crédito: wikipédia

O Reino Unido é uma das três regiões mais invadidas por mamíferos "alienígenas", onde colonizaram 18 espécies. As ilhas da Sardenha e Córsega são as outras regiões, com 21 espécies "alienígenas" instaladas na primeira e 19 na segunda.
De acordo com o estudo, os gatos domésticos, cabras selvagens e vison americano estão entre os invasores mais prejudiciais.

Os gatos domésticos e as cabras selvagens estão entre os mamíferos invasores mais prejudiciais - Crédito: wikipédia

No seu relatório, os pesquisadores alertam para o grande aumento de mamíferos invasores desde o início do século 20, e que ainda não terminou. Alguns até são introduzidos para que possam ser caçados depois.
Os cientistas mostram-se preocupados com o aumento constante da reintrodução de mamíferos e a sua adaptação bem sucedida, pois estes mamíferos invasores ameaçam as espécies nativas e algumas já estão em perigo de extinção.
Mas esta ameaça de espécies invasoras também vem de dentro do continente. Foram detectadas 38 espécies observadas em pelo menos um local e que invadiram outros locais da Europa, com 30 espécies a estabelecer-se no novo habitat. O relatório indica que 9 dos 26 mamíferos invasores mais influentes já são de origem européia, mas colonizaram novas regiões.
Fonte: BBC Nature

Sem comentários: