quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Erupção do vulcão Fuego, na Guatemala, obriga a evacuar milhares de pessoas

Vulcão Fuego, na Guatemala, captado pelo satélite Aqua da NASA, em 13 de Setembro de 2012, pelas 19:35 h (UTC) - Crédito: NASA/Modis Rapid Reponse

O vulcão Fuego, na Guatemala, mais uma vez entrou em erupção, lançando cinzas e lava que já obrigaram a evacuar mais de 33.000 pessoas.
A cerca de 3.760 m de altura, Fuego (Fogo) é um dos vulcões mais activos da América Central, de acordo com o Smithsonian Institute's Global Volcanism Program. Especialistas dizem que a erupção do vulcão, a cerca de 50 km a sudoeste da capital, Cidade de Guatemala, pode ser a maior desde 1999.
De acordo com os vulcanólogos, as poderosas erupções atiram rochas incandescentes até 1000 metros acima da cratera e a lava desce pelas suas encostas, cobrindo já uma área de 7 km no lado sul e sudoeste do Fuego.
Foram interrompidos os voos nas regiões próximas, devido à nuvem de cinzas e gases que se espalhou rapidamente. O vulcão situa-se perto da cidade colonial Antigua, onde vivem 45 mil pessoas e se situam as principais atracções turísticas da Guatemala.
Fonte: BBC news

Sem comentários: