terça-feira, 4 de setembro de 2012

Longo filamento solar captado em vários comprimentos de onda

Quatro imagens do filamento de material solar que emergiu em 31 de Agosto de 2012, e que foi captado pelo Observatório Solar Dinâmico da NASA em vários comprimentos de onda, 335, 171, 304 e 131 Angstrom (começando no canto superior esquerdo e seguindo o sentido horário) - Crédito: NASA / SDO / AIA / GSFC

Em 31 de Agosto de 2012, um longo filamento de material solar que pairou na atmosfera do Sol (coroa) irrompeu no espaço, constituindo uma ejecção de massa coronal (CME) que se deslocou a mais de 900 quilómetros por segundo. Embora não dirigida à Terra, a CME interferiu com o campo magnético terrestre, produzindo auroras na noite de segunda-feira (3 de Setembro).
O filamento solar foi captado pelo Observatório Solar Dinâmico da NASA, em diferentes comprimentos de onda, como se vê na imagem. Os cientistas usam imagens como estas para observar como o material solar se move durante uma erupção, atendendo que cada comprimento de onda de luz geralmente corresponde a material solar com uma determinada temperatura.
Fonte: NASA

Sem comentários: