terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ilha de gelo à deriva no Estreito de Nares, no Árctico

A imagem do satélite Terra, da NASA mostra os fragmentos resultantes do iceberg libertado do glaciar de Petermann movendo-se lentamente no Estreito de Nares, no Árctico - Crédito: NASA/Earth Observatory/Jeff Schmaltz

Em meados de Julho de 2012, um enorme iceberg libertou-se do glaciar de Petermann, no noroeste da Groenlândia. Esta ilha de gelo, nomeada PII-2012, foi-se afastando lentamente do glaciar, seguindo o Estreito de Nares, entre a Groenlândia e a Ilha Ellesmere.
Por volta de 4 de Setembro, o iceberg começou a fragmentar-se. A imagem em cor natural do satélite Terra da NASA, em 13 de Setembro de 2012, mostra o fragmento principal e dois pequenos à deriva no estreito.
PII-2012 separou-se do glaciar de Petermann, ao longo de uma fractura, visível em imagens de satélite, a partir de 2001. O iceberg formado era parte de uma plataforma de gelo do glaciar que se estende sobre o oceano.
Embora o desprendimento do iceberg possa não ser uma consequência directa do aquecimento global, acredita-se que as alterações climáticas têm um papel importante na queda deste ano da extensão do gelo do Árctico, que foi inferior ao recorde estabelecido em 2007, atingindo o mínimo desde que é observado por satélite, em 1979.
Fonte: Earth Observatory

Sem comentários: