terça-feira, 11 de setembro de 2012

As 100 espécies mais ameaçadas do planeta

Camaleão-Tarzan (Calumma tarzan), uma nova espécie encontrada em Madagascar. A sua população desconhecida distribui-se por uma pequena área de floresta tropical, ameaçada pela agricultura - Crédito: wikipédia

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e a Sociedade Zoológica de Londres (ZSL) divulgaram, esta terça-feira (11 de Setembro), uma nova lista de espécies ameaçadas, algumas próximas da extinção. A lista foi elaborada, pela primeira vez, com a colaboração de 8.000 cientistas da Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN (IUCN SSC), que identificaram 100 das espécies mais ameaçadas, incluindo animais, plantas e fungos do planeta.
As 100 espécies, de 48 países diferentes, irão desaparecer completamente se nada for feito para as preservar. O objectivo da lista é alertar para a necessidade urgente de proteger estas espécies. No entanto, os ambientalistas receiam que seja difícil a sua conservação, pois nenhuma das espécies fornece benefícios imediatos para o ser humano, é mais fácil proteger o que é visto como útil.
O próprio nome do relatório divulgado é bastante sugestivo "Priceless or Worthless?" (Sem preço ou Sem Valor?). Será apresentado no Congresso Mundial da Conservação da IUCN, a decorrer na Coreia do Sul esta semana, para mais um esforço na conservação de todos os seres vivos "inúteis" da lista, segundo o comunicado da ZSL.
"Todas as espécies têm um valor para a natureza e por isso também têm para os seres humanos" diz o Dr. Simon Stuart, presidente da Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN. "Embora o valor de algumas espécies possa não parecer óbvio à primeira vista, realmente todas as espécies contribuem à sua maneira para o funcionamento saudável do planeta."
Fonte: Sociedade Zoológica de Londres (ZSL)

Sem comentários: