segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Lançado, com êxito, o segundo satélite meteorológico europeu MetOp-B

Lançamento do satélite Metop-B, transportado por um foguetão Soyuz, em 17 de Setembro de 2012, a partir de Baikonur, no Cazaquistão. Com um conjunto de instrumentos sofisticados, Metop-B irá assegurar a continuidade - no tempo - do serviço de monitorização atmosférica fornecida pelo seu antecessor Metop-A, que já orbita a Terra de pólo a pólo, 14 vezes por dia, desde 2006 - Crédito: EUMETSAT

O segundo satélite europeu de órbita polar, o MetOp-B, foi lançado com sucesso a bordo de um foguetão Soyuz, a partir do cosmódromo de Baikonur (Kazajistán), nesta segunda-feira (17 de Setembro) pelas 17:28 h (hora de lisboa).
A missão deste satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) é recolher informações para melhorar as previsões meteorológicas. O Programa MetOp é um empreendimento da ESA e EUMETSAT e envolve a construção de três satélites idênticos para observações contínuas até 2020.
O primeiro da série, o MetOp-A, foi lançado em 19 de Outubro de 2006 e marcou uma nova era na meteorologia operacional - é o primeiro satélite meteorológico europeu a orbitar a Terra de pólo a pólo. O MetOp-B é o segundo satélite dos três que formam a nova geração de satélites meteorológicos europeus, que orbitam a Terra desde uma órbita polar, a uma distância de 817 quilómetros.
Estes satélites da terceira geração voam 43 vezes mais perto que os Meteosat e dão uma volta completa à Terra em 101 minutos, em comparação com as 24 horas dos antecessores. Os Meteosat têm uma órbita geoestacionária, ainda a cerca de 36000 quilómetros acima da Terra, a partir de um ponto de vista fixo acima do Golfo da Guiné, observando metade do planeta. Pelo contrário, os satélites MetOp voam por todo o globo para fornecer dados adicionais sobre a atmosfera.

O satélite meteorológico europeu MetOp-B, que pesa cerca de 4 toneladas e mede 17,7 metros de comprimento com o painél solar aberto, dispõe de tecnologias completamente novas e completará as informações que proporciona, actualmente, o sistema da Administração Atmosférica e Oceânica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) - Crédito: ESA/Eumetsat

Os satélites MetOp transportam uma série de instrumentos sensíveis para medição de várias variáveis, como a temperatura e humidade, velocidade e direcção dos ventos sobre os oceanos, ozono e outros gases atmosféricos para previsão do tempo e monitorização do clima.
Atendendo a que MetOp-A ainda está em serviço, os dois satélites vão orbitar em conjunto, enriquecendo ainda mais a informação recolhida.
Fonte: ESA

Sem comentários: