segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sonda russa vai partir para Marte em Novembro

A Rússia anunciou que vai enviar a sua nave Phobos-Grunt (Solo de Phobos) para Marte, em Novembro próximo. A missão consiste em instalar uma estação automática no seu satélite Phobos e recolha de amostras da lua do planeta vermelho e que serão entregues na Terra.

A missão Phobos-Grunt irá pousar em Phobos e retornar algumas amostras à Terra (reprodução)

A Phobos-Grunt será transportada para a base de Baikonur, em Setembro, para iniciar os preparativos do voo e o seu lançamento deverá acontecer entre os dias 3 e 5 de Novembro. O lançamento inicial estava programado para 2009, mas foi adiado para reduzir riscos e aumentar a confiabilidade da missão interplanetária.
Phobos-Grunt é uma sonda não tripulada que vai estudar Phobos e em seguida, retornar uma amostra de solo para a Terra. A partir da órbita de Marte também vai estudar a sua atmosfera e tempestades de poeira, plasma e radiação.
Segundo o plano inicial, o instrumento devia partir de Baikonur transportado por um foguete lançador Zenit-2SB e alcançar a órbita marciana 11 meses depois. Um módulo da nave pousaria em Phobos e retornaria à Terra, um ano mais tarde, com algumas amostras recolhidas. Enquanto permanecer na lua marciana, o dispositivo funcionaria como uma estação automática, analisando o espaço em redor e o clima do planeta.
Phobos-Grunt será guiado a partir dos centros europeus de acompanhamento, por acordo entre a Agência Espacial Russa, Roscosmos, e a Agência Espacial Europeia (ESA).
O vídeo mostra uma simulação da missão Phobos-Grunt, de acordo com o plano inicial.


Sem comentários: