sábado, 2 de julho de 2011

Ilha de gelo separada do glaciar de Petermann está na costa do Labrador

Imagem em cor natural da gigantesca ilha de gelo nas costas do Labrador, no Canadá, em 25 de Junho de 2011, obtida pelo satélite Aqua - Crédito: Earth Observatory/Jeff Schmaltz

Em 5 de Agosto de 2010, um enorme pedaço de gelo, com aproximadamente 251 quilómetros quadrados, separou-se do glaciar de Petermann, ao longo da costa noroeste da Gronelândia, constituindo o maior iceberg do Árctico desde 1962, uma verdadeira ilha de gelo.

A ilha de gelo formou-se a partir do glaciar de Petermann, em 5 de Agosto de 2010 - Crédito: Earth Observatory/Jesse Allen e Robert Simmon

Passados 11 meses, a ilha de gelo maciço estende-se por 62 quilómetros quadrados de área e 3,5 a 4 biliões de toneladas de peso. Na sua viagem de quase 30 graus de latitude e mais de 3.000 Km, foi quebrando e derretendo lentamente. Actualmente encontra-se nas costas do Labrador, no Canadá, levada pelas correntes oceânicas.
A ilha de gelo, agora designada  PII-A, vem sendo acompanhada, via satélite e rádio, pelo Canadian Ice Service. Eventualmente pode representar um perigo para plataformas de petróleo e rotas de navegação de Newfoundland.
Um pescador do Canadá filmou o gigantesco iceberg.


Em 17 de Setembro de 2010, o Canadá colocou um sinal no bloco gelo, de modo a poder ser rastreado. Pode seguir-se o seu trajecto neste endereço.
Fonte: Earth Observatory

Sem comentários: