Imagem em cor natural da gigantesca ilha de gelo nas costas do Labrador, no Canadá, em 25 de Junho de 2011, obtida pelo satélite Aqua - Crédito: Earth Observatory/Jeff Schmaltz
Em 5 de Agosto de 2010, um enorme pedaço de gelo, com aproximadamente 251 quilómetros quadrados, separou-se do glaciar de Petermann, ao longo da costa noroeste da Gronelândia, constituindo o maior iceberg do Árctico desde 1962, uma verdadeira ilha de gelo.
A ilha de gelo formou-se a partir do glaciar de Petermann, em 5 de Agosto de 2010 - Crédito: Earth Observatory/Jesse Allen e Robert Simmon
Passados 11 meses, a ilha de gelo maciço estende-se por 62 quilómetros quadrados de área e 3,5 a 4 biliões de toneladas de peso. Na sua viagem de quase 30 graus de latitude e mais de 3.000 Km, foi quebrando e derretendo lentamente. Actualmente encontra-se nas costas do Labrador, no Canadá, levada pelas correntes oceânicas.
A ilha de gelo, agora designada PII-A, vem sendo acompanhada, via satélite e rádio, pelo Canadian Ice Service. Eventualmente pode representar um perigo para plataformas de petróleo e rotas de navegação de Newfoundland.
Um pescador do Canadá filmou o gigantesco iceberg.
Em 17 de Setembro de 2010, o Canadá colocou um sinal no bloco gelo, de modo a poder ser rastreado. Pode seguir-se o seu trajecto neste endereço.
Fonte: Earth Observatory
Sem comentários:
Enviar um comentário