O fóssil encontrado, Hemibos, é um antepassado dos búfalos actuais (Ilustração) - Fonte: wikipédia
A descoberta aconteceu em 1990, em Venta Micena, no município de Orce, em Granada (Espanha). Desde então, a equipa de paleontólogos do Instituto de Paleoecología Humana e Evolução Social (IPHES), teve que realizar estudos comparativos com fósseis semelhantes encontrados na Ásia, África e Europa antes de concluir que era um antepassado do búfalo, da espécie 'Hemibos aff. gracilis'.
O 'Hemibos' era mais pequeno que os bisontes e, embora não se conheça o seu esqueleto, devia pesar cerca de 400 Kg.
Para Martínez-Navarro, que dirigiu a equipa de paleontólogos, " é um achado importante porque é único nesta parte da Eurásia e mostra que a fauna da Península Ibérica não estava isolada, não formava uma "bolsa" como se disse muitas vezes, mas era a mesma que noutros locais distantes da Ásia e da África".
Para a identificação correcta da espécie, durante as duas últimas décadas, o paleontólogo teve de viajar por vários continentes. Conseguiu a prova definitiva na China, onde se encontrou um resto da mesma espécie, em 2004. "Poucos ossos me fizéram percorrer tantos quilómetros como este pedaço de crânio", reconheceu Martínez-Navarro.
A equipa publicou esta semana a sua descoberta na revista 'Quaternary International '.
Fonte: El Mundo.es
Sem comentários:
Enviar um comentário