terça-feira, 5 de julho de 2011

UE proíbe importação de sementes egípcias por causa da bactéria E.coli

A União Europeia decidiu proibir, nesta terça-feira (5), importações de sementes e leguminosas do Egipto até 31 de Outubro. Um relatório da Agência Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA, na sigla em inglês) apontou as sementes de feno-grego importadas desse país, para a produção de brotos, por uma empresa alemã como a fonte do surto da bactéria E. coli. que matou 49 pessoas na Europa, a maioria delas na Alemanha, e infectou mais de 4 mil em 15 países.

Sementes de feno-grego secas - Fonte: wikipédia

Segundo a EFSA, foi proibida a importação de "sementes, frutas e esporos usados para plantações; leguminosas, com ou sem casca, congelados ou frescos; feno-grego; leguminosas secas, com casca ou descascadas, cortadas ou não; soja em grãos, partidos ou não; outras sementes e frutas oleaginosas, partidas ou não".
Além disso, a União Europeia determinou também que sejam destruídas todas as sementes de feno-grego exportadas para o continente desde 2009 pela empresa egípcia considerada responsável pelo carregamento contaminado, e cujo nome não foi divulgado.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: