No âmbito de uma pesquisa publicada na revista científica Behavioural Processes, um grupo de pesquisadores da Universidade de Durham, na Grã-Bretanha, conseguiu filmar um macaco mandril escolhendo e manipulando um pequeno galho para construir uma ferramenta para limpar as unhas.
Este procedimento foi observado no zoológico de Chester e os cientistas consideram que sugere que os macacos são capazes de usar ferramentas mais avançadas do que se pensava.
É a quinta espécie de primatas da família Cercopithecidae (conhecidos como macacos do velho mundo) em que se observa a modificação propositada de materiais para produzir ferramentas. Chimpanzés e orangotangos também são capazes de adaptar ferramentas para tarefas específicas.
Segundo Riccardo Pansini, coordenador do estudo, até há poucos anos, pensava-se que esta habilidade era exclusiva dos seres humanos e que as novas descobertas sugerem que, possivelmente, se subestimou a inteligência dos primatas.
As imagens do mandril fazendo "pedicure' foram captadas durante um estudo sobre o comportamento relacionado com o stress entre os mandris de zoológicos.
Mais informações sobre o tema aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário