domingo, 31 de julho de 2011

Sonda Juno aguarda lançamento no seu foguetão Atlas

Em 27 de Julho, a sonda juno foi colocada no cimo do foguetão Atlas V 551, para o seu lançamento a 5 de Agosto de 2011 - Crédito: NASA/Cory Huston

A sonda espacial Juno, da NASA, já se encontra no topo do foguetão Atlas, o United Launch Alliance Atlas V 551, na plataforma de lançamento de Cabo Canaveral ( ver vídeo)
O lançamento da sonda, que é movida a energia solar, está programado para 5 de Agosto de 2011, prevendo-se a sua chegada a Júpiter em 2016.
Juno vai estudar o planeta gigante a partir de uma órbita elíptica polar, dentro e fora do seu poderoso cinturão de radiação de partículas carregadas, com uma maior aproximação de cerca de 5.000 Km do topo das nuvens.

Juno vai ajudar a descobrir o segredo da origem e formação do Sistema Solar. Talvez possamos descobrir, também, o mistério da nossa origem - Crédito: NASA TV

Durante um ano, a sonda vai investigar as origens do planeta, a sua estrutura interior, a atmosfera profunda e, ainda, a sua enorme magnetosfera. O estudo científico de Juno sobre Júpiter ajudará a nossa compreensão sobre a origem e a formação do nosso Sistema Solar e outros sistemas planetários. É o estudo da nossa própria origem que continua sendo um grande segredo.
Fonte: NASA
Mais informações sobra a missão Juno aqui e site da missão Juno

Sem comentários: