terça-feira, 5 de julho de 2011

Telescópio Espacial Hubble faz a sua milionésima observação científica

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, atingiu mais um marco na sua aventura no espaço, durante 21 orbitando a Terra. Na segunda-feira, 4 de Julho, o famoso observatório fez a sua milionésima observação científica, durante uma busca de água na atmosfera de um exoplaneta, HAT-P-7b, a 1.000 anos-luz de distância.

Ilustração do trânsito do exoplaneta HAT-P-7b, um planeta gasoso maior que Júpiter, orbitando uma estrela mais quente do que nosso Sol - Crédito: NASA, ESA, and G. Bacon (STScI)

O Hubble é mais conhecido pelas suas imagens deslumbrantes sobre o cosmos, mas desta vez ele fez uma medição espectroscópica, onde a luz é dividida nas suas cores componentes. Estes padrões de cores podem revelar a composição química de fontes cósmicas.
HAT-P-7b, também conhecido como Kepler 2b, tem sido estudado pelo Observatório Kepler, da NASA, depois de ser descoberto por observações terrestres. Hubble está a ser usado para analisar a composição química da atmosfera do planeta.
"Este conjunto interessante de observações em busca de vapor de água num planeta que orbita outra estrela fornece as bases para saber como planear o uso da visão mais poderosa do Telescópio Espacial James Webb na procura de água líquida em planetas próximos, o precursor necessário para a vida extraterrestre ", disse Matt Mountain, diretor do STScI.
"Com um milhão de observações e muitos milhares de artigos científicos em seu nome, o Hubble é um dos instrumentos científicos mais produtivos já construído." disse Alvaro Gimenez, director de ciência e exploração robótica para a Agência Espacial Europeia."Tal como alterou a nossa visão do Universo com as suas imagens impressionantes, o Hubble revolucionou todas as áreas da ciência."
Hubble foi lançado a 24 de Abril de 1990, a bordo do vaivém espacial Discovery, missão STS-31, pilotado pelo actual administrador da NASA, Charles Bolden.
Fonte: Hubble NewsCenter / Hubble/ESA

Sem comentários: