Pinguins Adele na Antárctida - Fonte: wikipédia
Na escolha deste biólogo marinho foi tido em conta a sua investigação "notável" sobre a dinâmica predador-presa no Oceano Antárctico, assim como a sua "liderança" no estudo dos cefalópodes, nomeadamente através da publicação recente da monografia "Guia de bicos de Cefalópodes para o Oceano Austral ", uma preciosa ajuda para muitos investigadores da Antárctida.
O comité do prémio também considerou o papel de José Xavier no estabelecimento de um programa de investigação Antárctida em Portugal durante o ano Polar Internacional (IPY, 2007-2008) e no lançamento de um programa educacional altamente bem-sucedido, LATITUDE 60!, durante o IPY.
O prémio é apoiado pela Fundação Tinker, cujo director fundador foi Martha T. Muse, uma apaixonada pela Antártica e pretende ser um legado do Ano Polar Internacional 2007-2008. No ano passado, a vencedora do galardão foi Helen Fricker, glacióloga norte-americana do Scripps Institution of Oceanography da Universidade de Califórnia, em San Diego.
A cerimónia de entrega do prémio irá decorrer na Conferência Mundial sobre Biodiversidade Marinha, a decorrer em Aberdeen, de 26 a 30 de Setembro.
Mais informações em Público.pt
Links relacionados:
Prémio “mostra que temos investigadores a fazer muito boa ciência” nas regiões polares (actualizado em 27/07/2011)
Portal Polar Português
LINKS EDUCATIVOS - Outros sites polares / EDUCAÇÃO
Sem comentários:
Enviar um comentário