segunda-feira, 18 de julho de 2011

Investigador português revela o DNA de roedor resistente a doenças e de grande longevidade

Uma equipa de investigadores da Universidade de Liverpool fez a primeira sequenciação do genoma completo do rato-toupeira-nu, Heterocephalus glaber. A investigação foi coordenada pelo cientista português João Pedro Magalhães, que se dedica à biologia e genética do envelhecimento, e cujo interesse pelo rato-toupeira se deve precisamente à sua longevidade, vive mais de 30 anos e é um animal muito pequeno. Para além disso, é um animal com uma grande capacidade de resistência à dor e às doenças, incluindo o cancro.

O rato-toupeira-nu encontra-se, normalmente, no sul da Etiópia, Quénia e Somália e vive em ambientes adversos, em túneis debaixo da terra - Fonte: wikipédia

Normalmente, os animais de grande porte vivem mais tempo que os pequenos, tal como os roedores. O rato-toupeira-nu, sendo mais pequeno que um rato comum, é uma excepção a esta regra. Por tudo isto, este pequeno roedor despertou o interesse dos cientistas para o estudo dos mecanismos de envelhecimento e a sua enorme capacidade de resistência a doenças e ao cancro.
A sequenciação do seu genoma pretende facilitar a aplicação de técnicas sofisticadas de biologia molecular e celular na investigação das características únicas do rato-toupeira, tendo como objectivo final o uso a favor dos seres humanos e doenças do envelhecimento, como Alzheimer e outras.
Fonte: CiênciaHoje

Sem comentários: