Os cientistas tentam compreender as tigelas tibetanas cantantes que, com água no seu interior, emitem sons quando são tocadas com uma vara de couro.
Um vídeo em câmara lenta mostra o que se passa com a água no interior da tigela, que pula como se estivésse a ferver.
De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Nonlinearity, os cientistas conseguiram produzir um modelo matemático que pode revelar como acontecem determinados processos envolvendo fluidos, como o comportamento da água dentro da tigela.
Quando a tigela vibra por acção da vara, as bordas começam a mudar de forma de modo ritmado e a tigela transmite a energia destas mudanças para a água. Então, surgem padrões irregulares de ondas que acabam por chocar umas nas outras, o que pode ver-se no vídeo.
As ondas que se formam num líquido fechado num recipiente que vibra, neste caso a tigela, são conhecidas por ondas de Faraday. Mas, quando a frequência de vibração ultrapassa um valor crítico, a superfície do líquido torna-se instável (na tigela até se formam bolhas), um comportamento designado por "instabilidade de Faraday".
Os cientistas John Bush, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e Denis Terwagne, da Universidade de Liege, na Bélgica, desenvolveram um modelo matemático sobre o comportamento da água nas tigelas tibetanas cantantes.
Fonte: ÚltimoSegundo
Sem comentários:
Enviar um comentário