sábado, 30 de junho de 2012

Telescópio NuSTAR abriu os seus olhos de raios X

Primeiras imagens em raios X de alta energia, captadas como teste pelo telescópio Nuclear Spectroscopic Telescope Array (NuSTAR), da NASA. Foi escolhido um buraco negro brilhante da Via Láctea, Cygnus X-1, na constelação de Cygnus (à esquerda) - Crédito: NASA/JPL-Caltech

O telescópio Nuclear Spectroscopic Telescope Array (NuSTAR), da NASA, captou as suas primeiras imagens de teste do universo de raios X de alta energia. Foi lançado a 13 de Junho, e é o primeiro telescópio espacial com capacidade para detectar raios X de alta energia.
As imagens mostram Cygnus X-1, um buraco negro na nossa galáxia, que está a atrair gás de uma estrela companheira gigante, a cerca de 6000 anos-luz, na constelação Cygnus. Ele foi escolhido pela equipa científica para testar os instrumentos do telescópio por ser muito brilhante em raios X, o que facilita o trabalho.
A calibração do telescópio continua das duas próximas semanas, com outros dois objectos brilhantes: G21.5-0.9, o remanescente de uma explosão de supernova que ocorreu na nossa galáxia, a Via Láctea, há vários milhares de anos e 3C273, um buraco negro que está a alimentar-se activamente, ou quasar, localizado a 2000 milhões de anos-luz, no centro de outra galáxia.
Outros telescópios colaboram na calibração de NuSTAR, incluindo os telescópios espaciais Swift e Chandra, da NASA, e o telescópio XMM-Newton, da Agência Espacial Europeia (ESA). A missão deve iniciar a sua actividade científica principal dentro de duas semanas.
Fonte: NASA

Sem comentários: