quarta-feira, 20 de junho de 2012

Portugal vai ajudar a procurar a misteriosa energia escura do Universo

Ilustração do Telescópio Espacial Euclides, da ESA, que será lançado em 2020, para estudar a energia escura e a matéria escura do Universo - Crédito: ESA - C. Carreau

A Agência Espacial Europeia (ESA) aprovou esta terça-feira (20 de Junho) a missão Euclides, que deverá ser lançada em 2020, com o objectivo de explorar o lado misterioso do Universo, a energia escura e a matéria escura.
Cerca de 1000 cientistas de mais de 100 institutos de vários países vão participar na missão, entre eles vários investigadores portugueses. O projecto de cooperação científica tentará responder por que é que o Universo está a expandir-se a uma velocidade cada vez maior, em vez de abrandar devido à atracção gravitacional. Supõe-se que isso acontece devido à misteriosa energia escura, que está a acelerar a expansão do Universo.
A participação de Portugal abrange seis entidades nacionais, entre as quais o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL), a quem cabe a coordenação portuguesa, para além de outras instituições como o Instituto Superior Técnico, em Lisboa, que irá desenvolver um software para análise de dados.
Segundo a notícia do Público online, "Portugal irá participar somente com recursos humanos qualificados, devido à crise financeira do país".
O telescópio Euclides terá um diâmetro de 1,2 metros e duas câmaras - para observar em infravermelhos e em luz visível - que farão o mapeamento 3D da distribuição de perto de dois mil milhões de galáxias e a matéria escura a elas associada, em cerca de 40% de todo o céu. A missão irá traçar a evolução da estrutura do Universo nos últimos 10.000 milhões de anos, mais de três quartos da sua história que começou há cerca de 13.700 milhões de anos.
Fonte: ESA e Publico.pt

Sem comentários: