domingo, 24 de junho de 2012

Acoplagem manual bem sucedida das duas naves chinesas em órbita

Os três astronautas, a bordo da nave chinesa Shenzhou 9, completaram manualmente com sucesso a acoplagem com o módulo tripulado em órbita Tiangong 1, em 24 de Junho de 2012. No centro está o astronauta Liu Wang, que pilotou o bem sucedido encaixe, o comandante da missão Jing Haipeng está à sua direita e a astronauta Yang Liu, a primeiro astronauta feminina da China, à sua esquerda (reprodução)

Os três astronautas chineses Liu Wang, Jing Haipeng e Liu Yang - a primeira mulher astronauta chinesa - conseguiram realizar com sucesso, neste domingo (24 de Junho), a primeira acoplagem de sempre em modo manual entre a nave Shenzhou-9 e o módulo espacial Tiangong 1, uma feito importante do programa espacial da China que pretende construir uma estação espacial até 2020.
Hoje bem cedo, os astronautas desencaixaram as duas naves e conduziram a Shenzhou 9 até cerca de 400 metros de distância. Seguidamente manobraram a nave manualmente, com Liu Wang ao comando, de volta para a ligação com o módulo laboratorial experimental Tiangong 1. A acoplagem foi considerada perfeita.
Vídeo da acoplagem manual neste endereço.
As manobras aconteceram a 343 quilómetros acima da Terra e é a segunda acoplagem em órbita para as duas naves, que realizaram a primeira acoplagem espacial tripulada automática para a China, em 18 de Junho. As acoplagens manuais podem ser necessárias, em caso de falharem as automáticas. As acoplagens manuais foram dominadas pela ex União Soviética e Estados Unidos, na década de 1960.
Os três astronautas (também chamados de taikonautas) partiram da Terra, em 16 de Junho, a bordo da nave Shenzhou 9 (Nave Divina), que foi lançada por um foguetão chinês Long March 2F, a partir do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, na província de Gansu do norte da China. É a quarta tripulação chinesa a voar no espaço.
Tiangong 1 (Palácio Celestial) está em órbita desde Setembro de 2011, e fez a primeira acoplagem robótica da China com a nave não-tripulada Shenzhou 8, em Novembro de 2011. A nave Shenzhou 9 foi a primeira nave espacial tripulada chinesa a acoplar com outro veículo em órbita. Tiangong 1 é um protótipo da futura estação espacial tripulada, que as autoridades da China dizem estar funcional até 2020.
As naves Shenzhou 9 e Tiangong 1 devem permanecer acoplados por mais quatro dias, até à partida da tripulação, em 28 de Junho. Os taikonautas devem aterrar a 29 de Junho de 2012.
Fonte: Space.com

Sem comentários: