domingo, 24 de junho de 2012

Nascimento em cativeiro de um rinoceronte da espécie mais ameaçada da Terra

Rinoceronte-de-Sumatra de nome Rosa, um dos cinco rinocerontes do Santuário de Way Kambas, criado pela Fundação Internacional para o Rinoceronte (IRF), em 1998, em pleno Parque Nacional Way Kambas, na Indonésia. Os restantes são Ratu, Bina, Torgamba, e Andalas, o pai da cria que nasceu recentemente - Fonte: wikipédia

Nasceu um rinoceronte-de-Sumatra no centro de reprodução em cativeiro do santuário para rinocerontes do Parque Nacional Way Kambas, na província de Lampung, no Sul da ilha de Sumatra.
O nascimento da pequena cria macho, que se encontra bem, foi celebrado com entusiasmo pela equipa responsável, que considera tratar-se de um momento histórico na conservação desta espécie, uma esperança de conseguir evitar a sua extinção total neste século. Existem menos de 200 rinocerontes-de-Sumatra em todo o planeta.
O rinoceronte-de-Sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) é a mais ameaçada das cinco espécies que vivem no planeta. Este nascimento é o quarto que acontece em cativeiro em mais de um século, e é o primeiro na Indonésia. Os restantes verificaram-se no zoológico norte-americano de Cincinnati.
O rinoceronte-de-Sumatra é o mais pequeno dos rinocerontes, em que os indivíduos podem pesar até 950 Kg. É uma das três espécies que vivem na Ásia, além das duas do continente africano. Está classificado como espécie Criticamente em Perigo pela União Mundial para a Conservação (UICN). A sua população tem sido reduzida drásticamente com a caça furtiva por causa dos cornos, usados na medicina tradicional asiática, e pela destruição da floresta na Indonésia.
Mais informações em Publico.pt e Comunicado da Fundação Internacional para o Rinoceronte (IRF)

Sem comentários: