quinta-feira, 14 de junho de 2012

Tempo espacial: Nova região activa do Sol envia ejeção de massa coronal (CME) em direcção à Terra

Imagem de uma erupção solar de classe M1.2, captada pelo Observatório Solar Dinâmico no comprimento de onda de 131 Angstrom, em 13 de Junho de 2012 - Crédito: NASA / SDO

Uma região activa do Sol, constituída pela grande mancha solar AR 1504 no centro do disco solar, produziu duas erupções de partículas de classe M, cada uma acompanhada por ejeção de massa coronal (CME), em 13 e 14 de Junho de 2012, ambas dirigidas à Terra.
A primeira explosão foi relativamente longa e durou três horas, com o máximo em 13 de Junho de 2012. A CME associada move-se em direcção à Terra a cerca de 375 quilómetros por segundo. O seu efeito sobre o nosso planeta deverá ser mínimo, atendendo à sua baixa velocidade.

A região activa do Sol, a grande mancha solar AR 1504 - Crédito: SDO/HMI

A segunda erupção de classe M também foi de longa duração, e atingiu o máximo em 14 de Junho de 2012. A CME associada move-se mais rapidamente para a Terra. Análises do Goddard's Space Weather Center indicam uma velocidade cerca de 800 quilómetros por segundo. A nuvem de partículas viaja em direcção à Terra, e também pode afectar Marte e a nave espacial Spitzer da NASA.
O Space Weather Center (Centro de Meteorologia Espacial) estima que as duas CMEs devem atingir o nosso planeta simultaneamente, em 16 de Junho. O impacto pode causar uma tempestade geomagnética nos pólos, com formação de auroras.
Fonte: NASA e SpaceWeather

Sem comentários: