sábado, 16 de junho de 2012

China lança a primeira mulher astronauta para o laboratório espacial

Os três astronautas chineses são colocados em órbita, a bordo da nave Shenzhou 9, em 16 de Junho de 2012 (reprodução)

A China colocou em órbita terrestre neste sábado (16 de Junho) a sua nave Shenzhou 9, levando a bordo três astronautas, para uma missão de teste histórica da primeira tentativa do país para acoplar em órbita uma nave tripulada, transportando pela primeira vez uma astronauta feminina, Liu Yang.
A nave espacial chinesa foi lançada no topo de um foguetão Long March 2F, a partir do Jiuquan Satellite Launch Center, no norte da China, província de Gansu, pelas 11.30 horas (em Lisboa). (vídeo de lançamento aqui)
Esta é a quarta missão espacial tripulada da China desde 2003, quando o astronauta Yang Liwei se tornou o primeiro chinês em órbita.
Nos próximos dias, os astronautas vão tentar acoplar com o módulo orbital Tiangong 1 ("Palácio Celestial"), o laboratório espacial ainda não tripulado, lançado em Setembro. Se tudo correr bem, a China será o terceiro país, depois dos Estados Unidos e Rússia, a executar uma acoplagem tripulada em órbita da Terra.
Esta missão é considerada fundamental para os planos espaciais ambiciosos da China, que pretende construir uma estação espacial permanente até 2020 e, depois, ir à Lua.
Liu Yang tornou-se a primeira astronauta da China, precisamente quarenta e nove anos depois da cosmonauta soviética Valentina Tereshkova que, em 16 de Junho de 1963, foi a primeira mulher a viajar no espaço, numa missão de três dias em que orbitou a Terra 50 vezes.
Sally Ride foi a primeira americana no espaço, em 1983, fazendo parte da missão do vaivém espacial Challenger STS-7.
A missão chinesa terá a duração de 13 dias, durante os quais a nave Shenzhou 9 se irá acoplar ao módulo espacial Tiangong 1, pelo menos, de dois modos diferentes. O primeiro encontro será automatizado, mas depois os dois veículos vão separar-se para que os astronautas tenham oportunidade de os encaixar manualmente novamente. Os tripulantes também vão realizar algumas experiências, descansar e fazer exercício no módulo principal Tiangong 1, da futura estação espacial chinesa.
Fonte: Space.com

Sem comentários: