segunda-feira, 11 de junho de 2012

Estudantes do MIT transformam fruta, animais ou pessoas em teclados de som


Jay Silver e Eric Rosenbaum, estudantes do Institute of Technology de Massachusetts (MIT) conseguiram transformar objectos do cotidiano em touchpads, isto é, superfícies sensíveis ao toque capazes de se comunicar com equipamentos eletrónicos, nomeadamente computadores.
Os dois estudantes desenvolveram um kit chamado MakeyMakey, que usa frutas, animais e até seres humanos em teclados. Um dos dispositivos utiliza bananas como teclas.
O kit básico contém um cabo USB e uma placa de circuito sob medida, com clipes do tipo jacaré. A placa está programada para substituir um teclado de computador padrão. Uma vez ligada ao computador ou laptop via cabo USB, o clipe jacaré pode ser ligado a qualquer objecto que conduza eletricidade.
Deste modo, até o gato de um dos estudantes fez parte da experiência, assim como dois amigos que foram transformados em máquinas de som, um copo de leite que produziu música. Até as escadas podem produzir sons com os nossos passos.
Segundo os estudantes, esta invenção é uma óptima maneira de motivar as crianças para a ciência e tecnologia, um recurso com muito potencial na escola. 
Mais informações em ÚltimoSegundo

Sem comentários: