quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bicentenaria argentina, uma nova espécie de dinossáurio carnívoro, com 90 milhões de anos

Ilustração da nova espécie (reprodução)

O Museu Argentino das Ciências Naturais anunciou a descoberta dos restos fossilizados de uma nova espécie de dinossáurio carnívoro, que podem fornecer informações importantes para compreender a evolução dos antepassados das aves. Os seus ossos estão em exposição no museu.
A nova espécie foi designada por Bicentenaria argentina, o nome escolhido pelos investigadores do museu para comemorar os dois séculos da independência argentina e, também, os 200 anos da criação do museu.
Os cientistas pensam que este dinossáurio possa ser o primeiro representante encontrado de uma nova linhagem da família dos Coelurosauria, aqueles dinossáurios que eventualmente originaram as aves.(ligação ao vídeo de apresentação da espécie, no final da mensagem)
Os restos fósseis foram descobertos no sul da província de Rio Negro, na Argentina, em rochas datadas com cerca de 90 milhões de anos, correspondentes ao período Cretáceo Superior.
Os exemplares adultos do Bicentenaria argentina mediam entre 2.5 a 3 metros de comprimento e eram ágeis e delgados. A forma dos seus dentes e a presença de garras indicam que provavelmente eram caçadores. Os investigadores acreditam que este dinossáurio se alimentava de dinossáurios mais pequenos, herbívoros ou crias e que podiam ter o corpo coberto de penas, embora não as tivéssem visto.
"Os fósseis de celurosaurios primitivos são raros e, portanto, esta nova espécie é muito importante", diz Steve Brusatte, da divisão de paleontologia do Museu Americano de História Natural, nos EUA. Para este cientista, o Bicentenário não só deve ajudar a entender melhor a árvore genealógica das aves e dos seus parentes mais próximos, mas também "indica que os continentes do sul - América do Sul, África, Austrália - tiveram uma maior diversidade de pequenos dinossáurios semelhantes às aves do que o esperado."
Vídeo de apresentação da nova espécie de dinossáurio neste endereço.
Fonte: El mundo.es e apresentação da nova espécie

Sem comentários: