sexta-feira, 15 de junho de 2012

Colisão cósmica apenas em perspectiva

Imagem incrivelmente detalhada de um par de galáxias sobrepostas, chamadas NGC 3314. As duas galáxias parecem estar em colisão, mas é apenas uma questão de perspectiva: as duas estão alinhadas quando observadas da Terra - Crédito: NASA, ESA, o Hubble Heritage Team (STScI / AURA) Colaboração -ESA/Hubble, e W. Keel (University of Alabama)

Imagem rara e impressionante de duas galáxias sobrepostas, de nome NGC 3314, captadas pelo Telescópio Espacial Hubble. Parece que estas galáxias estão a colidir, como acontecerá com a nossa Via Láctea e a vizinha Andrómeda daqui a 4.000 milhões de anos. Na realidade, as galáxias NGC 3314 estão separadas por dezenas de milhões de anos-luz, ou cerca de 10 vezes a distância entre a Via Láctea e Andrómeda.
Observadas a partir da Terra, elas surgem alinhadas, com uma mais perto de nós, NGC 1334A, e outra mais afastada e brilhante, NGC 1334B. As duas galáxias movem-se em direcções diferentes, o que significa que não estão em rota de colisão.
NGC 3314A, em primeiro plano, tem uma forma um pouco distorcida, provavelmente devido a um encontro no passado com outra galáxia próxima, talvez a grande galáxia espiral NGC 3312, que não se vê na imagem.
Esta perspectiva das duas galáxias facilita o estudo das faixas de poeira formadora de estrelas da galáxia menor (NGC 1334A), na frente, pois a sua silhueta é perfeitamente visível contra o fundo estelar brilhante da outra galáxia (NGC 1334B). Nesta não se nota a poeira, pois está fortemente iluminada pelas estrelas em primeiro plano.
O par de galáxias encontra-se a cerca de 140 milhões de anos-luz da Terra, na direcção da constelação Hydra, no Hemisfério Sul.
Fonte: NASA

Sem comentários: