quinta-feira, 28 de junho de 2012

Descoberto novo mineral primitivo num meteorito

Um pedaço de meteorito Allende (520g), um condrito carbonáceo que caiu no México, em 8 de Fevereiro de 1969. Apresenta uma crosta negra resultante da fusão pelo calor ao atravessar a atmosfera terrestre - Fonte: wikipédia

Cientistas do Instituto de Tecnología de California (Caltech) descobriram um mineral primitivo, desconhecido da ciência, incrustado no meteorito 'Allende', que caíu no México, em 1969.
Acredita-se que o mineral, constituído por um novo óxido de titânio, é um dos mais antigos formados no Sistema Solar, que tem cerca de 4,5 biliões de anos. Foi baptizado com o nome de 'Panguite', derivado de Pan Gu, o gigante da antiga mitologia chinesa que fundou o mundo, separando o yin do yang para criar a terra e o céu.
O novo mineral foi detectado através de um microscópio electrónico de varrimento numa incrustação do meteorito, conhecida por incrustação refractária, que se supõe ser dos primeiros materiais planetários formados no Sistema Solar, anteriores à formação da Terra e outros planetas.
Allende é o maior condrito carbonáceo encontrado no nosso planeta. Pertence a um tipo de meteoritos primitivos que os cientistas pensam ser restos remanescentes dos primitivos blocos de construção dos planetas. É um dos mais estudados e onde já foram descobertos, até agora, 9 novos minerais, incluindo o Panguite. Todos estes constituintes são essenciais para a compreensão das origens do Sistema Solar.
Fonte: Space.com

Sem comentários: