domingo, 24 de junho de 2012

2012 - Ano Internacional do Rinoceronte

Com uma população de apenas 100 indivíduos no início do século XX, o rinoceronte_indiano (Rhinocerus unicornis) é já um sucesso da conservação, apresentando actualmente perto de 2500 animais. No entanto, a caça ilegal para a obtenção do corno, que algumas culturas da região acreditam ter poderes curativos, e a perda de habitat para a agricultura, continuam a ameaçar a espécie. Os governos do Nepal e da Índia têm tomado medidas para proteger o rinoceronte-indiano, com a ajuda do World Wildlife Fund (WWF) - Fonte: wikipédia

A pedido da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e outras organizações conservacionistas, o Presidente da Indonésia declarou que este ano de 2012 será o Ano Internacional do Rinoceronte.
O anúncio foi feito em 5 de Junho e pretende alertar para o perigo em que se encontram e, ao mesmo tempo, fazer um apelo para tentar salvar os rinocerontes, que estão entre as espécies mais ameaçadas.
Nos últimos 20 anos, extinguiram-se duas subespécies - o rinoceronte-de-Java da Indochina (Rhinoceros sondaicus annamiticus), no Vietname e do rinoceronte-negro-ocidental (Diceros bicornis longipes), nos Camarões.
O rinoceronte-branco-do-norte (Ceratotherium simum cottoni) e a população continental do rinoceronte-de-Sumatra (Dicerorhinus sumatrensis lasiotus), são duas das espécies mais criticamente ameaçadas e estão na Lista Vermelha de espécies ameaçadas da IUCN, quase em extinção devido à caça ilegal motivada pela procura dos chifres, muito usados na medicina tradicional asiática.

Rinoceronte-negro (Diceros bicorni) - Fonte: wikipédia

Um dos grandes objectivos do Ano Internacional do Rinoceronte é apelar às autoridades políticas dos países da África e da Ásia onde existem rinocerontes, para que façam tudo o que for necessário para os proteger, controlando a caça ilegal e tentando aumentar as suas populações.
O ano de 2011 foi negro para os rinocerontes. Só na África do Sul, houve um número recorde de mortes - perto de 460 - relacionadas com a caça furtiva. Neste país vivem dois terços da população ameaçada de rinocerontes.
Segundo os conservacionistas, é preciso a protecção integral e imediata de todas as espécies restantes de rinocerontes na natureza, assim como combater o abate ilegal e comércio.
Responsáveis da CITES esperam que esta campanha a favor dos rinocerontes possa ser tão bem sucedida como outras que conseguiram tirar de perto da extinção o rinoceronte-branco-do-sul (Ceratotherium simum simum), o rinoceronte-negro (Diceros bicorni) e o rinoceronte-indiano (Rhinoceros unicornis).
Fonte: Earth Times

Sem comentários: