sexta-feira, 29 de junho de 2012

Astronautas chineses regressam à Terra

A primeira astronauta chinesa, Liu Yang, regressa a casa sorridente, em 29 de Junho de 2012, depois da sua missão espacial em órbita terrestre(reprodução)

Os três astronautas chineses, incluindo a primeira mulher astronauta, regressaram à Terra, a bordo da nave espacial Shenzhou-9, depois de 13 dias no espaço numa missão histórica que fez da China o terceiro país a efectuar a acoplagem de uma nave tripulada com outra em órbita.
A nave aterrou na Mongólia Interior, Região Autónoma da República Popular da China, esta sexta-feira (29 de Junho), às 10h05 locais (3h05 em Portugal continental).
Jing, Liu Yang e Liu Wang mostraram-se muito sorridentes à saída da cápsula. Permaneceram sentados em cadeiras para ajudar na adaptação à gravidade da Terra, após quase duas semanas num ambiente sem gravidade.
Logo depois da aterragem, o primeiro ministro da China, Wen Jiabao, considerou a missão Shenzhou 9 um "sucesso completo".
Durante a missão, os astronautas conseguiram acoplar manualmente a sua nave com o laboratório espacial Tiangong-1. O sucesso desta manobra e de toda a missão constitui um passo fundamental para a China, que quer construir uma estação espacial de 60 toneladas em órbita (a Estação Espacial Internacional tem cerca de 400 toneladas), até 2020. Com isto a China torna-se o terceiro país a construir a própria estação orbital, depois dos Estados Unidos e da antiga União Soviética.
Vídeo da aterragem dos astronautas chineses neste endereço.
Mais informações em Space.com

Sem comentários: