quinta-feira, 14 de junho de 2012

Robô aprende a falar


DeeChee é um pequeno robô humanóide e está a aprender a falar. Os cientistas querem saber como se adquire a linguagem para desenvolverem sistemas robóticos capazes de interagir com humanos.
DeeChee faz parte do projecto 'iTalk' (Integration and Transfer of Action and Language in Robots'), financiado pela Comissãoo Europeia, que pretende ensinar um robô a falar e a manipular objectos de maneira autónoma, usando métodos de aprendizagem para crianças.
Um grupo de cientistas da Universidade de Hertfordshire (Reino Unido), que integra o projecto 'iTalk, acaba de demonstrar que os robôs podem aprender palavras interagindo com humanos, embora não saibam o seu significado. A investigação vem publicada esta semana na 'PLoS ONE'.
Depois de interagir algum tempo com humanos que tentaram ensinar-lhe palavras como se fosse uma criança, o robô DeeChee adaptou os sons que emitia às sílabas que os humanos repetiam com mais frequência. O vídeo mostra que, no final, o robô era capaz de pronunciar algumas palavras que lhe ensinaram fazendo referência à forma dos objectos e às cores.
Mais informações em El Mundo.es

Sem comentários: