quarta-feira, 27 de junho de 2012

Gloria vista do espaço

Fenómeno óptico atmosférico 'glória', captado pelo satélite Aqua, ao mesmo tempo que uma fila de vórtices de von Karman - Crédito: NASA/Earth Observatory/Jeff Schmaltz

O satélite Aqua, da NASA, registou em imagem um fenómeno óptico de arco-íris, conhecido como 'glória', contra uma camada de nuvens stratocumulus sobre o Oceano Pacífico, em 20 de Junho de 2012.
Geralmente as glórias aparecem como anéis concêntricos coloridos em frente da neblina ou nevoeiro. Formam-se quando as gotículas de água dentro das nuvens dispersam a luz solar para trás em direcção à fonte de iluminação, isto é o Sol.
Apesar das glórias serem semelhantes aos arco-íris, é diferente a forma como a luz é dispersa nos dois fenómenos. Os arco-íris são formados por refracção e reflexão e as glórias por difracção para trás.
Vistas do chão ou num avião, as glórias surgem como anéis coloridos circulares. Contudo, nesta imagem do Aqua, a glória não é circular porque o satélite capta as imagens perpendicularmente ao seu trajecto, e a glória aparece aqui como duas bandas coloridas paralelas ao trajecto do satélite. As glórias aparecem sempre à volta do ponto directamente oposto ao Sol, da perspectiva do observador, chamado o "ponto anti-solar", contra um fundo de nuvens brancas.
À direita da glória, pode ver-se outro fenómeno atmosférico espectacular, uma fila de vórtices de von Karman causados pela ilha Guadalupe do Pacífico, que perturba o fluxo de nuvens.
Fonte: NASA/Earth Observatory

Sem comentários: