segunda-feira, 11 de junho de 2012

Telescópio Fermi detectou a luz de energia mais elevada numa erupção solar

Durante a potente erupção X5.4, em 7 de Março de 2012, o Sol foi o objecto mais brilhante de todo o céu observado pelo Telescópio Espacial Fermi, à luz de raios gama com energias além 100 MeV. - Crédito: NASA / DOE / Fermi LAT Collaboration

Durante uma poderosa explosão solar, em 7 de Março de 2012, o Telescópio Espacial Fermi de raios gama, da NASA, detectou a radiação de energia mais elevada alguma vez associada com uma erupção no Sol.
A descoberta traz uma nova função para o telescópio Fermi como um observatório solar, uma nova ferramenta poderosa para a compreensão das explosões solares durante o período de máxima actividade solar.
Uma erupção solar é uma explosão de luz e partículas carregadas. A poderosa erupção de 7 de Março, classificada de X5.4 com base no máximo de intensidade dos seus raios-X, é a mais forte até agora observada pelo Fermi Large Area Telescope, o principal instrumento científico do telescópio Fermi de raios gama.
A erupção produziu uma onda enorme de raios gama - uma forma de luz com energia ainda maior do que os raios X - que o Sol se tornou, durante algum tempo, o objecto mais brilhante no céu de raios-gama. Esta emissão de raios gama durou cerca de 20 horas, 2,5 vezes mais que qualquer outro evento registado.
As erupções e outros eventos explosivos solares produzem raios gama, acelerando partículas carregadas, que depois colidem com a matéria na atmosfera do Sol e superfície visível. Por exemplo, interações entre protões resultam em partículas subatómicas de curta duração chamadas píões, que produzem raios gama de alta energia quando se decompôem, como mostra o vídeo. Há ainda outros processos de produzir raios gama.


O telescópio Fermi já tinha observado outra emissão de alta energia, em 12 de Junho de 2010, embora menos potente que a de Março passado. Foi possível determinar que algumas das partículas foram aceleradas a cerca de dois terços da velocidade da luz em menos de 3 segundos.
As erupções solares estão a aumentar à medida que a actividade do Sol se dirige para o seu máximo do ciclo de 11 anos, previsto para meados de 2013.
Fonte: NASA

Sem comentários: