sexta-feira, 29 de junho de 2012

Neste fim-de-semana a hora tem "segundo intercalar"

A Terra vista pela tripulação da Apollo 8 - Crédito: NASA

Entre sábado e domingo deste fim-de-semana, vai ser acrescentado um segundo ao relógio. Este acerto, que ocorre em todo o mundo simultaneamente, acontece porque a rotação da Terra tem vindo a diminuir.
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), responsável pela hora legal de Portugal, essa mudança acontecerá nos Açores na noite do próximo sábado, 30 de Junho, e o segundo a mais é introduzido entre 23h59m59s e as 00h00m00s.
Em Portugal Continental e na Madeira, onde é uma hora a mais do que nos Açores, o acerto vai ocorrer já a 1 de Julho, entre as 00h59m59s e as 01h00m00s.
A introdução de um “segundo intercalar” para acertar o tempo é feita, quando necessário, no final dos meses de Junho ou Dezembro. Neste ano de 2012 tal "acerto" é necessário e será efectuado no final de Junho, para manter sincronizado o tempo e a rotação do nosso planeta.
Este acerto do tempo (escala do Tempo Universal Coordenado (UTC)) começou em 1972, por recomendação da International Earth Rotation Service (IERS), a entidade da União Astronómica Internacional que estuda com rigor a relação entre a rotação da Terra e a medição do tempo. Desde então, já foram feitos 24 acertos.
Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) via Publico.pt

Sem comentários: