domingo, 1 de julho de 2012

Astronautas da ISS regressam na cápsula Soyuz

Aterragem da cápsula Soyuz TMA-03M, nas estepes do Cazaquistão, em 1 de Julho de 2012 - Crédito: NASA/Bill Ingalls

A cápsula russa Soyuz TMA-03M, trazendo a bordo os astronautas Oleg Kononenko, da Rússia, Don Pettit, da NASA, e Andre Kuipers, da ESA, pousa numa área remota das estepes do Cazaquistão, neste domingo, 1 de Julho de 2012, às 08:14 GMT.
Os três membros da Expedição 31 regressam depois de 193 dias no espaço, como tripulantes da Estação Espacial Internacional. (vídeo da aterragem)
Ao longo da sua missão, Pettit e Kuipers captaram fantásticas imagens da Terra, que compartilharam com todos aqueles que não têm o privilégio de poder observar o nosso planeta a partir desse miradouro único que é a ISS.
Depois da partida de Pettit, Kononenko e Kuipers, a estação orbital fica apenas com três tripulantes, Joe Acaba da NASA e os russos Padalka(novo comandante) e Sergei Revin. Outros três astronautas chegarão em breve: o americano Suni Williams, o russo Yuri Malenchenko e o japonês Aki Hoshide. Partirão do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave espacial Soyuz TMA-05M, em 14 de Julho, devendo acoplar na ISS em 17 de Julho.
Galeria de Andre Kuipers (Flickr)
Galeria Expedição 31 (Flickr)
Alguns vídeos sobre ciência no espaço, de Don Petit (Ciência da Esfera)

Sem comentários: