sábado, 7 de julho de 2012

Tempo espacial: erupção solar numa região activa

O Observatório Solar Dinâmico (SDO), da NASA, captou uma erupção solar X1.1 no comprimento de onda de 171 Angstrom, em 6 de Julho de 2012 - Crédito: NASA/SDO/AIA

A região activa 1515 produziu uma erupção solar de classe X1.1, a partir da parte inferior direita do Sol, em 6 de Julho de 2012.
Esta emissão de energia provocou um apagão de rádio, classificado de R3, pela National Oceanic and Atmospheric Administrations, numa escala que vai de R1 a R5. Estes apagões podem perturbar as altas e baixas frequências de rádio.
A magnetosfera da Terra também passou por uma tempestade geomagnética menor, na noite de 6 de Julho, em consequência de ejecções de massa coronal (CMEs) relativamente lentas vindas de outras regiões do Sol desde 4 de Julho de 2012.
Animated Gif of CME associated with July 6, 2012 X1.1 solar flare as seen by SOHO.
Animação do Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) mostrando a ejecção de massa coronal (CME), associada à erupção solar X.1.1. Análises iniciais da nuvem CME, pelo Goddard Space Weather Lab, indicam que ela deve passar ao sul da Terra, a 8 ou 9 de Julho - Crédito: NASA / SOHO

Mais informações em SpaceWeather

Sem comentários: