domingo, 22 de julho de 2012

Fogos do Algarve e Madeira vistos do espaço

O grande incêndio do Algarve foi detectado a partir do espaço e registado pelo satélite Terra, da NASA. Na sexta-feira (20 de Julho, 11:25 UTC) o fogo era bem vísível no sul de Portugal, assim como na Madeira, ponto vermelho mais perto do canto inferior esquerdo. Em ambos os casos pode ver-se o fumo sendo levado pelo vento em direcção ao sul, sobre o Oceano Atlântico - Crédito: Terra/MODIS (Near Real Time)

Esta semana a zona de Tavira, no Algarve, foi fustigada por um incêndio que se alastrou ao município vizinho, São Brás de Alportel. O fogo foi combatido durante quatro dias e só foi dado como dominado pela Protecção Civil, este sábado (21).
Segundo as notícias, ardeu cerca de um terço da área do concelho de Tavira e entre a 20 e 25% de São Brás de Alportel, uma faixa de 30 a 40 quilómetros, principalmente com sobreiros e outros bens ligados à pequena agricultura a que os residentes - muitos já de idade avançada - se dedicam.
O satélite Aqua, da NASA, captou o incêndio florestal na Madeira, a oste da costa africana, quinta-feira (19 de Julho, 13:55 UTC). Neste dia, o incêndio parece abranger uma grande região da ilha, com alguns focos activos. As Ilhas Canárias também registam fogo nesta altura - Crédito: Terra/MODIS (Near Real Time)

No mesmo período, a Madeira sofreu vários fogos florestais que destruiram casas, viaturas, floresta e campos agrícolas. De momento estão dados como controlados ou extintos.

Sem comentários: