segunda-feira, 23 de julho de 2012

Medusa artificial de silicone e células de ratos

O robô Medusoide recria a medusa-da-lua (Aurelia aurita), uma alforreca, ou água-viva, comum em todos os oceanos do planeta, principalmente em águas costeiras - Fonte: wikimédia commons

Uma equipa de pesquisadores da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) criou uma medusa artificial com base em silicone e células musculares cardíacas de ratos.
O pequeno robô orgânico, chamado Medusoide, desloca-se como uma medusa. O seu objectivo é ajudar a saber mais sobre engenharia de tecidos e conseguir desenhar melhores corações artificiais e outros órgãos musculares.
Os cientistas recriaram uma medusa-da-lua juvenil (Aurelia aurita), com a forma do seu corpo e comportamento quando se desloca na água. O corpo da medusa foi feito em silicone, onde fizéram crescer células musculares cardíacas de ratos. Para fazer nadar a Medusoide, os pesquisadores submergiram-na numa solução salina e fizéram passar uma corrente eléctrica pela água, a partir das células dos ratos. O robô movimentou-se rapidamente, nadando como uma medusa verdadeira (ver vídeo comparativo).
Outros vídeos e imagens sobre o robô Medusoide.
O método utilizado para a construção do tecido da medusa foi publicado na revista Nature Biotechnology, em 22 de julho de 2012.
Fonte: HarvardScience e Science

Sem comentários: