quinta-feira, 26 de julho de 2012

Campanha a favor do Lobo-ibérico na internet

Lobo-ibérico (Canis lupus signatus), subespécie ameaçada da Península Ibérica - Fonte: wikipédia

Agora também já pode ajudar a preservar o lobo-ibérico na internet, através de uma nova plataforma portuguesa, a Naturfunding, que acolhe projectos de crowdfunding ligados a temas ambientais.
A organização ambientalista Grupo Lobo, associação para a conservação do Lobo-ibérico e do seu ecossistema, promove uma campanha online solicitando apoio para aquisição dos terrenos onde tem estado localizado o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI), nos últimos 25 anos, em Gradil, concelho de Mafra.
Apesar do extraordinário trabalho realizado em prol da conservação do Lobo-Ibérico, se a organização não conseguir adquirir os terrenos que o CRLI ocupa, o centro terá que fechar e sair do local - por exigência do proprietário - colocando mais em risco a espécie, já tão ameaçada.
A iniciativa estará disponível até 28 de Setembro para conseguir os 206.134 euros necessários para a compra dos terrenos. Só é preciso registar-se no site do Indiegogo e começar a ajudar.
O crowdfunding é uma forma de financiamento colectivo ou colaborativo que permite apoiar causas e projectos que dificilmente encontrariam financiamento através dos meios tradicionais.
A iniciativa Naturfunding foi lançada nesta quarta-feira, 25 de Julho de 2012, resultado de uma parceria estabelecida entre o portal Naturlink e a Indiegogo, a principal plataforma generalista mundial de crowdfunding, com projectos sedeados em quase 200 países, de modo a proporcionar visibilidade internacional a campanhas de crowdfunding ambiental.
Assim, a nova plataforma está alojada no site da Indiegogo e segue o mesmo modelo de funcionamento. O seu objectivo é promover campanhas ambientais e angariar fundos que contribuam para conservação da natureza, através de uma plataforma de referência.
A plataforma Naturfunding arranca com o lançamento de duas campanhas promovidas maioritariamente por Portugueses, uma a favor do Lobo-ibérico e a Iniciativa Construção Sustentável que pretende angariar fundos para a produção de um livro e de uma ferramenta online que servirão de guia para as boas práticas de construção nas regiões de clima Mediterrânico.
Fonte: Naturlink via Publico.pt

Sem comentários: